Andorra (5)

Bruna Conradi
9 min readOct 21, 2020

--

Continente: Europa.

Capital: Andorra-a-Velha.

Área: 468km².

População: 77 mil.

Governo: Principado¹, Diarquia², Monarquia³, Parlamentarismo⁴, Monarquia Parlamentarista⁵, Estado Unitário⁶ e Corregência⁷.

¹ Um principado é um território governado por um príncipe. É distinto de um reino, normalmente por ser um microestado, outras vezes porque não tem soberania total. No primeiro caso encontra-se Andorra.

² Diarquia é uma forma de governo em que a chefia é compartilhada por dois chefes de Estado. Na maior parte das diarquias, o diarca mantém a sua posição para a vida e passa as suas responsabilidades e poderes aos seus filhos ou familiares, quando morre.

³ Monarquia é uma forma de governo em que um monarca exerce a função de chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação.

⁴ Sistema parlamentarista, sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo; os poderes executivo e legislativo são, portanto, interligados neste sistema de governo.

⁵ A Monarquia parlamentarista é uma das formas de governo existente nos países ocidentais atuais, na qual o monarca exerce a função de Chefe de Estado sob o controle do Poder Legislativo e do Poder Executivo.

⁶ Num Estado unitário e pela ideologia correspondente, o unitarismo, qualquer unidade sub-governamental pode ser criada ou extinta e ter os seus poderes modificados pelo governo central.

⁷ Corregência ou co-principado é a situação em que uma posição monárquica, normalmente ocupada por apenas uma pessoa, é ocupada por duas ou mais.

Língua Oficial: Catalão.

Moeda: Euro (R $ 1 = 0,15 € ou 1 € = R $ 6,50)

Países Vizinhos: Espanha e França.

Mapa.
Localização no Globo.

Bandeira:

Geografia: Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos Pirenéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1996 metros e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2946 metros. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o rio Valira, sai do país e entra em Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 870 m de altitude. Já o clima de Andorra é o mediterrâneo. Sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais frio no verão.

Montanha de Coma Pedrosa.
Rio Valira.

Fauna e Flora: Nas montanhas de Andorra crescem pinheiros e abetos. Camurças (cabras selvagens) e pássaros silvestres vivem nos bosques. Animais ameaçados de extinção (algumas espécies de trutas e de cervos, por exemplo) foram devolvidos a seu ambiente natural. Nessas áreas também se encontram javalis e doninhas.

Camurça, um espécie de cabra selvagem.

Economia: Turismo, bancos, construções e comércio são os segmentos mais importantes da economia. Os turistas visitam igrejas, castelos e pontes medievais, ou se dedicam à prática de esqui e de outros esportes de inverno.

Existem fábricas de equipamentos elétricos, automóveis, autopeças e confecções. Plantações de tabaco, de alfafa e de batatas, além da criação de ovelhas, ocupam as poucas terras disponíveis.

Por não cobrar impostos e possuir belas paisagens, atrai turistas de toda Europa, sendo essa, a principal fonte de economia da região.

População e Religião: Os andorranos, em sua maioria, têm origem espanhola e são católicos. Os cidadãos do país formam apenas cerca de um terço da população, o restante é de estrangeiros, principalmente espanhóis e franceses. A expectativa de vida é a maior do planeta, chegando aos 82 anos. Mesmo com alto fluxo de turistas e diversas redes de fast-food se instalando no local, a população de Andorra procura manter uma dieta típica do estilo mediterrâneo, com carne, legumes e peixes.

Fora os costumes alimentícios dos habitantes, o que também promove essa expectativa de vida tão ampla é sua localidade. Em meio as montanhas dos Pirineus, as pessoas possuem um estilo de vida ativo e ao ar livre, sem muita poluição atmosférica, os moradores também têm acesso fácil a trilhas e resorts de esqui, enquanto parques limpos e bem cuidados são muitas vezes utilizados para jogos amistosos de futebol e rugby.

Cultura: Na música, não é surpresa que Andorra, cujos ouvidos sempre admiraram os sons da música erudita, conta com uma orquestra renomada dirigida pelo violinista Gérard Claret, que é comparável ao nível de Montserrat Caballé. Em 2004, Andorra participou do Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez. O evento cultural mais importante da vida de Andorra é o festival internacional de jazz de Escaldes-Engordany, onde intérpretes importantes como Miles Davis, Fats Domino e B. B. King já fizeram apresentações. A música em Andorra é composta por ritmos leves e em algumas vezes com uma pegada do interior. Além dos instrumentos comuns em orquestras, um dos mais tocados é a sanfona.

Exemplo de música: https://www.youtube.com/watch?v=KSWpHXQ9NdA, https://www.youtube.com/watch?v=czUW0LqPB7M

Andorra é o lar de danças folclóricas como os contrapàs e marratxa, que sobrevivem em Sant Julià de Lòria especialmente. A música folclórica andorrana tem semelhanças com a música de seus vizinhos, mas tem um caráter especialmente catalão, especialmente na presença de danças como a sardana. Outras danças folclóricas andorranas incluem contrapós em Andorra la Vella e a dança de Santa Ana em Escaldes-Engordany.

Exemplo de dança Sardana e Marratxa: https://www.youtube.com/watch?v=OTYeW8KDo4s

Já em relação a culinária, a cozinha andorrana partilha muitas semelhanças com a vizinha espanhola, bem como alguns com a França. Além dos pratos tradicionais, javalis e lebres são consumidos em Andorra, assim como muitas variedades de cogumelos selvagens. A cozinha de Andorra aproxima-se sem dúvida alguma dos aromas e sabores de montanha. O prato conhecido como o mais tradicional do país é a Escudella, um grande ensopado, e um favorito particular com os amantes de carne. Ele contém ingredientes como frango, vitela, almôndegas, focinho de porco, trotters e salsicha butifarra. Ele também possui batatas, repolho e feijão branco ou grão de bico, e também são adicionadas grandes cascas de massa. É tipicamente consumido no inverno e nos dias santos, inclusive no Natal.

Escudella, prato mais comum em Andorra.

As vestimentas típicas de Andorra incluem saias compridas, tanto para homens e mulheres. Lenços e chapéus também são muito usados. Nos pés, sapatilhas de diversos modelos e cores são usadas principalmente em apresentações de danças.

Apesar do país ter muito pouca experiência no futebol internacional, o esporte é o favorito dos andorranos. A seleção nacional existe há menos de 23 anos. Na sua história, a seleção registra seis vitórias até agora, contra a Bielorrússia, San Marino, Albânia, Macedónia, Hungria e Lichtenstein. O jogador de Andorra mais conhecido a nível internacional é provavelmente Albert Celades, que jogou no campeonato espanhol pelas equipes FC Barcelona e Real Madrid, e pela Seleção Espanhola de Futebol.

Principais pontos turísticos: Grandvalira, Vallnord, Pal-Arinsal, Coma Pedrosa e Lago de Engolasters.

Estação de esqui de Grandvalira.
Lago de Engolasters.

História: Apesar de longa independência, conquistada em 1278, a constituição local foi adotada apenas em 1993. O país é na verdade resquício de antigos domínios medievais, sendo que formalmente, seus chefes de estado são dois, os chamados “co-príncipes”: o rei da França (hoje presidente da França) e o bispo de Seu d’Urgel, cidade espanhola da região da Catalunha.

Andorra é o último sobrevivente da Marca Hispanica, série de estados-tampão criados por Carlos Magno para conter o avanço muçulmano pela Europa cristã. De acordo com a tradição, o monarca teria concedido uma carta ao povo de Andorra como recompensa pela sua luta contra os mouros. Por volta de 800, Carlos, o Calvo fez do Conde de Urgel o suserano de Andorra. Mais tarde um de seus descendentes doaria as terras para a diocese de Urgel, ficando a cargo do bispo da cidade o controle do principado.

No século XI, temendo uma invasão pelos senhores vizinhos, o bispo colocou-se sob a proteção do Senhor de Caboet, nobre espanhol. Mais tarde, o conde de Foix, um nobre francês, tornou-se herdeiro da linhagem Caboet por meio do casamento, e assim surgiu uma disputa entre o conde francês e o bispo espanhol sobre Andorra.

O conflito é resolvido em 1278 por meio de uma paréage (tratado feudal de compartilhamento de soberania) e a soberania de Andorra é dividida entre o conde de Foix e o bispo de Urgel. Este documento dá ao pequeno estado seu território e forma política. Ao longo dos anos, a soberania transitou entre o governo francês e espanhol, até que o rei francês Henrique IV emitiu um edital em 1607 estabelecendo o chefe de estado francês e o bispo de Urgel como co-príncipes de Andorra.

O relativo isolamento de Andorra permitiu ao principado seguir de certo modo alheio em meio à história europeia, com poucos laços diplomáticos além dos mantidos com França e Espanha. A próspera indústria turística local e a evolução nos transportes e comunicações estão gradativamente levantando o país do seu tradicional isolamento.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Principado

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monarquia_parlamentarista

https://medium.com/jornalismo-de-dados/andorra-um-pequeno-pa%C3%ADs-com-costumes-exemplares-997d01abf34

--

--